Antes

Depois

Santa Casa da Misericórdia
do
Rio de Janeiro

O Hospital Geral da Santa Casa da Misericórdia – Rio de Janeiro foi fundado pelo jesuíta José de Anchieta, em 1834 e representa o berço da Medicina brasileira não só pelo fato de ser um dos hospitais mais antigos do país, mas também por ter sido vinculada à Escola de Anatomia, Medicina e Cirurgia em 1856 (atual Faculdade de Medicina Federal do Rio de Janeiro) e, desde então, ter colaborado consistentemente para a formação de médicos e servir de base para estudos e pesquisas na área da saúde.

Devido a este ambiente de pesquisas, há cinco décadas foi fundada no hospital a Unidade de Imunologia Clínica e Experimental da Santa Casa pelo Professor Oliveira Lima, um dos precursores da Imunologia no Brasil, grande pesquisador na área médica e formador de inúmeros especialistas por todo o país.

A Unidade é pioneira no atendimento público protocolado na atividade de Imunologia e Alergia com padrão internacional e desde 1986, é chefiada pelo Prof Luiz Werber-Bandeira, que vem dando continuidade ao pensamento do Professor Oliveira Lima.

Mesmo atravessando uma grande crise desde 2013, a Santa Casa continua recebendo todo o empenho do Prof Luiz Werber-Bandeira para continuar suas atividades de atendimento ao público, agora através da Associação de Saúde e Sustentabilidade – ASAS, que visa aprimorar o trabalho desenvolvido pela Unidade de Imunologia Clínica e Experimental.

 

A Unidade de Imunologia Clínica e
Experimental da Santa Casa

Desde que o Prof Luiz Werber-Bandeira assumiu a chefia em 1986, diversos trabalhos acadêmicos foram publicados e atendimentos semanais com gratuidades são realizados na Unidade de Imunologia da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro.

A Unidade de Imunologia e a pós graduação de Alergia/imunologia clínica e laboratorial, funcionam de forma multidisciplinar, com Imunologia, Alergia,  Dermatologia, Pediatria, Pneumologia, quimioterapia para câncer, radiologia intervencionista para câncer, tratamento com imunobiológicos para doenças de autoagressão, para doenças inflamatórias crônicas, para asma grave, assistência para grávidas com asma grave, atividade experimental para imunoterapia para câncer – método CAR cells, técnica de CRISPR-cas9 para doenças monogenéticas:  Alzheimer, miodistrofias. Possui para a parte experimental marco de cooperação com a Universidade de LAVAL – Quebec – Canadá.

São oferecidos atendimentos, testes imunológicos e o tratamento especifico mais eficaz para doenças alérgicas, a Imunoterapia. A matéria prima usada para a imunoterapia segue os mais altos padrões de qualidade internacionais.

Também são tratadas doenças como rinite Alérgica, Asma Brônquica, Dermatite Atópica, Urticárias, doenças Autoimunes, Imunodeficiências, entre outras condições da especialidade.

Atualmente, a criação de protocolos da Unidade são fundamentadas com bases científicas nos consensos internacionais, na relação profissional com o Serviço de Imunologia da Universidade de Stanford (Palo Alto, USA), chefiado pelo Professor Samuel Strober, e nas experiências clínicas e experimentais, com resultados comprovados e apresentados pela Unidade em congressos e publicações nacionais e internacionais.

Em 2006, a Unidade instituiu a Seção Extra de Imunologia Clínica, Congresso que ocorre durante o Congresso Brasileiro de Imunologia – Sociedade Brasileira de Imunologia-SBI, com o objetivo de integrar a Imunologia Clínica à Básica.

A Unidade também participa de convenções nacionais e internacionais, além de organizar e presidir, de dois em dois anos, o ImunoRio, que conta com a presença de professores brasileiros e estrangeiros.

O Curso de pós graduação em Imunologia Clínica e Laboratorial, com duração de dois anos, formando seis médicos especialistas, é coordenado e titulado pelo chefe de Unidade de Imunologia Clínica e Experimental da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro e os alunos médicos da pós graduação atendem sob a supervisão dos professores assistentes, garantindo o funcionamento contínuo e sustentável do serviço.

Em 2015 a Unidade assinou o Marco de Cooperação com a Universidade de LAVAL, Quebec, Canadá com o objetivo de trocas de informações cientificas, publicações em conjunto e intercâmbio de alunos e professores.

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

0